Com 720 km de extensão, a obra teve um investimento no PAC de R$ 2,6 bilhões (custo aproximado de R$ 3,67 milhões/km construído). O trecho encontra-se subconcedido à Ferrovia Norte Sul S.A. (outorga de R$1,4 bilhão), criada pela Vale S.A., por exigência do Edital 001/2006, de 3/10/2007. (Dados de setembro/2018)
Hoje, essa subconcessionária é responsável pela conservação, manutenção, monitoração, operação, melhoramentos e adequação desse segmento ferroviário.
Essa estrada de ferro está proporcionando uma nova logística de transporte de etanol e grãos, como milho, soja e seus subprodutos – farelo e óleo –, combustíveis para a região Centro Norte do Brasil, significando, também, desenvolvimento econômico e social para a região atendida pela ferrovia.
Em Açailândia/MA, a ferrovia se conecta a Estrada de Ferro Carajás – EFC que acessa o complexo portuário de São Luís/MA.
A partir de Porto Franco/MA com a implantação da ligação a Eliseu Martins/PI a ferrovia Norte Sul se conectará com a ferrovia Transnordestina, em construção pela Transnordestina Logística S.A., o que permitirá acesso alternativo da produção aos portos de Suape/PE e Pecém/CE.