Publicações
 

Livro: FICO - Ferrovia de Integração Centro-Oeste - Assim Nasce uma Ferrovia


A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) é um empreendimento que foi selecionado para materializar a experiência de investimento cruzado, decorrente da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A Valec tem trabalhado no projeto da FICO junto à Vale, para início da implantação da ferrovia. A concretização desse empreendimento é um grande desafio, que vai trazer muitos benefícios para o país e garantir a ampliação da malha ferroviária do Brasil. A modalidade de investimento cruzado possibilita ganhos importantes, viabilizando o início da construção do trecho 1, de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT), com um investimento de aproximadamente R$ 2,7 bilhões. A aplicação de recursos por parte da Vale será uma compensação pela prorrogação antecipada do contrato de concessão da EFVM.

Baixe Aqui


 

Livro - Projeto FIOL Salvamento Paleontológico. Uma ponte entre a universidade e a sociedade.


Trabalho desenvolvido por mais de dois anos por pesquisadores de quatro universidades: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O Termo de Cooperação firmado entre a VALEC e essas instituições resultou em cerca de 5.500 espécimes fósseis resgatados de tanques naturais e cavernas nos municípios de Guanambi, Serra do Ramalho e Carinhanha.

Baixe Aqui


 

Livro - Ferrovia Norte-Sul Integrando o Brasil


Este livro retrata todo o trabalho de gestão ambiental da Ferrovia Norte-Sul, abordando o histórico da ferrovia e da obtenção das licenças ambientais. A publicação apresenta dados sobre a execução de programas e ações que se caracterizam pelas atividades de acompanhamento e monitoramento dos impactos da ferrovia sobre o meio socioambiental. Trabalho em parceria da VALEC com a Prosul.

Baixe Aqui


 

Livro - Caminhos tecem sonhos


Esta publicação trata do patrimônio cultural, história e memória das comunidades negras remanescentes de quilombos dos municípios de Palmeiras de Goiás e Trindade, no estado de Goiás. Duas comunidades que ao longo do século XX foram sendo urbanizadas nos seus respectivos territórios. Trabalho desenvolvido em uma parceria técnica e científica entre a VALEC, a Prosul e o Núcleo de Estudos Negros (NEN).

Baixe Aqui


 

Livro - A Traição


Em Uruaçu, há um grupo que tem em suas origens escravos das lavouras e também das mineradoras do passado: a Comunidade Quilombola João Borges Vieira. Apesar de ter perdido suas terras e viver na cidade já há algum tempo, o grupo vem se esforçando para manter vivas suas rezas, danças e tradições, como a Traição, que talvez seja a mais bonita delas! Porque, para esse grupo, Traição é algo bem diferente do que dizem os dicionários.

Baixe Aqui

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste
(FICO) é um empreendimento que foi selecionado
para materializar a experiência de
investimento cruzado, decorrente da prorrogação
antecipada do contrato de concessão
da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
A Valec tem trabalhado no projeto da FICO
junto à Vale, para início da implantação da
ferrovia. A concretização desse empreendimento
é um grande desafio, que vai trazer
muitos benefícios para o país e garantir a ampliação
da malha ferroviária do Brasil. A modalidade
de investimento cruzado possibilita
ganhos importantes, viabilizando o início da
construção do trecho 1, de Mara Rosa (GO)
até Água Boa (MT), com um investimento de
aproximadamente R$ 2,7 bilhões. A aplicação
de recursos por parte da Vale será uma
compensação pela prorrogação antecipada
do contrato de concessão da EFVM.

Nosso site utiliza cookies para vários propósitos. confira nossa Declaração de Privacidade