Empresa AGREX DO BRASIL terá concessão de uso da área por 15 anos
A Valec realizou, nesta segunda-feira (05/09), às 10h, o leilão para a concessão e exploração de terminal localizado em Porto Franco/MA. A empresa do segmento agrícola - AGREX DO BRASIL, subsidiária do Grupo Mitsubishi, foi a vencedora do processo. A empresa já opera o terminal desde 2005 a partir de contrato que se estenderá até dezembro de 2022. Por isso, trata-se de uma relicitação. O prazo da nova concessão de uso será de 15 anos. O leilão faz parte das ações estratégicas que integram o Setembro Ferroviário, mês dedicado pelo Ministério da Infraestrutura ao modo ferroviário.
A área leiloada, denominada Lote 4, é destinada à armazenagem e movimentação de granéis sólidos agrícolas e possui área de 37.073,24 m². Está localizada entre os km 197+886 e km 200+261 da Ferrovia Norte-Sul (FNS), no Maranhão.
Próximos passos
A empresa deverá assinar o contrato de concessão de uso e, logo após, dará continuidade às operações do terminal.
A Ferrovia Norte-Sul
A construção da FNS foi iniciada em 1987 com um traçado inicial que previa uma extensão de aproximadamente 1.550 km, de Açailândia/MA a Anápolis/GO, de modo a cortar os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. O terminal de Porto Franco/MA está localizado no tramo norte da ferrovia, trecho subconcedido à VLI em 2007.
A estruturação e concessão de áreas de terminais é uma das principais diretrizes de negócios da Valec. Nos últimos dois anos, a estatal promoveu três leilões e cinco consultas públicas dentro do Programa Terminais Inteligentes.
Assessoria de Comunicação Social
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
(61) 2029-6030
ascom@valec.gov.br
twitter.com/valec_ferrovias
instagram.com/valec.oficial
linkedin/valec-ferrovias
facebook.com/valec.oficial/