Notícias

Conheça as expectativas e melhorias propostas pela atual gestão

banner processo seletivo

Nesta segunda-feira (3) foi publicada a portaria que designa a nova ouvidora da Valec, Fernanda Ibaldo, selecionada através do primeiro processo seletivo interno promovido pela recém formada diretoria.

A data também é um marco do início da implementação da nova Ouvidoria, alinhada com os propósitos e metas da nova administração da empresa, que deseja estimular uma maior participação da sociedade no retorno quanto aos serviços prestados pela Valec.

Segundo Olyntho Gomes de Sá, chefe de gabinete e ex-ouvidor, “a Ouvidoria entra em uma nova fase de gestão, com grandes possibilidades de ser um Gerência-Modelo dentro do Ministério da Infraestrutura, tratando todas as manifestações com igual zelo, responsabilidade e discrição”.

A seleção para o cargo, que foi rápida, moderna e totalmente transparente, contou com 17 inscritos. Olyntho, que também participou da fase de análise curricular dos participantes e das entrevistas, comentou que o processo seletivo buscou enfatizar a importância de recrutar e valorizar os talentos que já estão na empresa.

A servidora escolhida para o cargo, inclusive, fazia parte da área de atendimento ao cidadão da Valec desde 2015, como assistente administrativa. Fernanda Ibaldo explicou que “a própria rotina no cargo de assistente administrativo na Ouvidoria, ao auxiliar os diversos ouvidores que já passaram pela Valec, contribuiu muito para identificar os gargalos e propor ideias ao longo do tempo”.

Sobre as expectativas que tem para a nova ouvidoria, Ibaldo diz que “a intenção é que seja uma Ouvidoria ativa, estimulando a participação individual do usuário e, em contrapartida, tenha um papel fundamental para a gestão, a fim de conhecer a opinião da sociedade a respeito das ações e dos serviços ofertados pela VALEC”.

Ela complementa que, inicialmente, a maior prioridade é reestruturar e mapear uma das áreas essenciais do setor: a administrativa. Para ela, é muito importante melhorar os fluxos internos da área e o diálogo com as áreas da Valec, para assim reduzir o tempo de resposta ao cidadão, melhorar a qualidade e segurança jurídica delas, mapear a frequência de pedidos similares, entre outros. Outra pretensão é intensificar a troca de experiência com outras ouvidorias e se aproximar ainda mais da Ouvidoria do MInfra, que é modelo de gestão em Ouvidorias.

A Ouvidoria da Valec

A área de ouvidoria da empresa, que completou 4 anos em maio de 2020, analisa e responde manifestações públicas relacionadas aos serviços prestados. São divididas em cinco categorias: sugestão, solicitação, elogio, denúncia e reclamação, além de abranger o SIC – Serviço de Informação ao Cidadão.

Usuários externos (cidadãos) e internos (colaboradores) podem acessar a Ouvidoria e o SIC pelo e-Ouv e e-SIC; presencialmente, na sobreloja do Ed. Sede; ou por carta. A identidade do usuário é sempre preservada.

 

Assessoria de Comunicação Social 
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. 
(61) 2029-6297 
ascom@valec.gov.br 
twitter.com/valec_ferrovias 
instagram.com/valec.oficial

Nosso site utiliza cookies para vários propósitos. confira nossa Declaração de Privacidade