O Diretor-Presidente da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., no uso das atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital de Seleção de colaboradores para a criação da Rede de Instrutores Internos a partir da seleção e da participação do Curso de Capacitação Didático-Pedagógica, mediante os critérios estabelecidos neste Edital.
O processo seletivo destina-se à formação do banco de colaboradores para compor a rede de instrutores da VALEC para ministrar cursos de capacitação nas 08 (oito) áreas temáticas definidas a seguir:
Áreas Temáticas:
Áreas Temáticas | |
1. Gestão e Fiscalização Contratual e Licitações / Convênios e Parcerias / Logística e Obras | |
Subtemas | Vagas |
Análise de Custos e Formação de Preços | 3 |
Elaboração de Contratos de Patrocínio e de Oportunidades de Negócios | 2 |
Estudo Técnico Preliminar (básico/Intermediário/avançado) | 3 |
Gerenciamento de Obras Habitacionais | 1 |
Gestão de Contratos de Concessão | 3 |
Gestão de Convênios e instrumentos congeneres | 2 |
Gestão e Fiscalização de Contratações de Obras e serviços de engenharias | 3 |
Gestão e Fiscalização de Contratações de aquisições e serviços gerais | 3 |
Gestão e Fiscalização de Projetos de Engenharia | 3 |
Investimento Cruzado | 2 |
Logística (portuária, Ferroviária de pátios, terminais e estações) | 4 |
Medição, Fiscalização e Controle de Obras e Serviços de Engenharia | 2 |
Obras de Terra e Geotecnia | 1 |
Reajuste, Revisão e Repactuação de Preços à Luz do Princípio da Preservação do Equilíbrio Econômico-Financeiro nos Contratos Administrativos com Enfase nas Alterações do Contrato de Estatais | 2 |
Regulamento Interno de Licitações e Contratos – RILC | 3 |
2. Gestão Patrimonial / Desapropriações | |
Subtemas | Vagas |
Avaliação Patrimonial, Reavaliação e Depreciação de Bens Públicos | 2 |
Avaliação de Imóveis Rurais | 1 |
Gestão de Desapropriação | 2 |
Métodos e Inferências estatisticas aplicadas na avaliação de imóveis rurais | 2 |
3. Riscos / Governança e Integridade / Gestão da Informação / Auditoria e Controles Internos / Ética, conduta e Combate à Corrupção | |
Subtemas | Vagas |
Auditoria e Controle Para Estatais | 3 |
Conformidade e Transparência | 2 |
Ética Pública, Código de Conduta e Integridade | 3 |
Gestão de Riscos e Controles | 3 |
Governança de Dados | 1 |
Governança de TIC | 2 |
Governança Integridade | 3 |
Segurança Cibernética | 1 |
4. Processos / Projetos | |
Subtemas | Vagas |
BPM - modelagem com notação BPMN | 2 |
Business Intelligence | 1 |
Design Thinking | 1 |
Gerenciamento Ágil de Projetos de TI | 1 |
Gestão de Processos e Projetos | 2 |
Metodologias Ágeis | 2 |
Projetos de Infraestrutura | 2 |
5. Finanças e Contábeis | |
Subtemas | Vagas |
CASP - Análise e Interpretação de Balancetes e Balanços e Elaboração de suas Notas Explicativas: | 2 |
Aspectos Gerais e Específicos de Acordo com o MCASP da STN. | |
e-Social – Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas com as FASES de sua implementação na Administração Pública. | 2 |
Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil | 3 |
Implantação das Novas Rotinas da EFD-Reinf, eSocial, DCTFWeb, PERDCOMPWeb e Pagamento do DARF Previdenciário no SIAFI. | 2 |
Tesouro Gerencial (Governo Federal) | 2 |
6. Softwares Diversos / Sistemas / Marketing, Vendas e Mídias Sociais | |
Subtemas | Vagas |
Civil 3D | 1 |
Folha de Pagamento no SIAFIWEB | 2 |
Kanban | 1 |
Pacote Office (básico/Intermediário/avançado) | 3 |
Plataforma Moodle | 2 |
Power BI | 2 |
SCDP Sistema de Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal - Regras e Fundamentos | 1 |
Sistema - Building information modeling (BIM) | 3 |
Sistema SIGA (VALEC) | 2 |
Trello | 1 |
Visum e Vissim | 1 |
7. Produtividade e Gestão Pessoal / Planejamento / Gestão de Pessoas / Liderança / Gestão | |
Subtemas | Vagas |
Competências Socioemocionais | 2 |
Conhecimento Técnico Ferroviário | 3 |
Designer Instrucional (cursos síncronos e assíncronos) | 2 |
Elaboração e Gestão de Indicadores de Desempenho Institucionais | 3 |
Gestão Ambiental e de Sustentabilidade | 2 |
Gestão da documentação (arquivamento e guarda) | 1 |
Gestão de Negócios | 3 |
Idiomas (inglês, espanhol, Alemão e Mandarin) | 4 |
Liderança e Gestão com Inteligência Emocional nos Relacionamentos Interpessoais | 2 |
Oratória/Comunicação Institucional | 2 |
Planejamento Didático e Pedagógico (Educação Corporativa) | 2 |
Redação Oficial e Linguagem Oficial | 2 |
8. Legislação e Jurídico | |
Subtemas | Vagas |
Perícias Judiciais em Equilíbrio Econômico Financeiro (IBAPE) | 1 |
Regularização Fundiária | 2 |
Representação Judicial e Extrajudicial | 2 |
Segurança Jurídica | 1 |
Segurança Jurídica de TI e dados | 1 |
Poderão participar deste Processo Seletivo empregados efetivos da VALEC, de nível médio ou superior, ocupantes de cargos/funções comissionadas com ou sem vínculo com a Administração Pública, lotados em Brasília, ou servidores públicos federais ativos regidos pela Lei. n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que já ministram aulas ou pretendam ministrar e que atendam aos critérios estabelecidos neste edital.
A inscrição será efetuada, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico https://forms.gle/dc66xC27ccoMiwCF6, no período informado no cronograma deste Edital.
É reservada à Gerência de Estratégia em Gestão de Pessoas (GEPES) a alteração do cronograma deste edital.
No ato da inscrição o candidato, além de preencher o formulário com as informações solicitadas, deverá:
- Escolher e indicar até 02 (duas) das 08 (oito) áreas temáticas especificadas no item 1.1. Caso o candidato seja aprovado em todas as etapas deste processo seletivo e demonstre experiência nas duas áreas temáticas indicadas na inscrição, poderá integrar o banco de colaboradores nos subtemas das duas áreas temáticas.
- Postar um vídeo de até 2 (dois) minutos, contendo o principal desafio em sala de aula e como foi solucionado. Não serão considerados os vídeos com tempo superior.
- Anexar, no formato PDF, a seguinte documentação:
- Currículo profissional, no modelo lattes ou LinkedIn, contendo as experiências profissionais e a indicação dos cursos já realizados na(s) área(s) temática(s) em que se candidata para ministrar aula;
- Certificado(s) ou declaração de comprovação do(s) curso(s) que já ministrou; será aceita também a cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS contendo o registro de atuação como professor em instituições de ensino.
- Formação acadêmica - diploma da titulação mais elevada.
As informações prestadas no preenchimento das inscrições são de inteira responsabilidade do candidato.
As inscrições deverão ser realizadas, impreterivelmente, até as 23h59 do dia 30 de junho de 2022, considerando o horário de Brasília.
A documentação anexada de forma incompleta, incorreta ou em duplicidade não será contabilizada para fins de análise curricular do candidato.
A GEPES não se responsabilizará por problemas ocasionados por falha de acesso à internet por parte do candidato, não sendo admitida a extensão de prazo.
A seleção dos candidatos será realizada em três etapas:
Etapa | Atividade |
Etapa I - Avaliação do perfil profissiográfico que consiste na análise curricular, análise do vídeo e validação dos certificados de cursos. | Preenchimento do formulário de inscrição, gravação e envio do vídeo contendo o principal desafio em sala de aula e como foi solucionado e entrega dos certificados de cursos. |
Etapa II - Cursos de Formação Didático-Pedagógica | Participação online e apresentação dos certificados dos Cursos de Formação Didático- Pedagógica - EV.G/ENAP: Curso 1: Formação de Facilitadores de Aprendizagem Curso 2: Temos que dar Aulas Remotas... E Agora? |
Etapa III - Oficina de Formação e avaliação técnica | Participação online na Oficina de Formação e apresentação da miniaula. |
A avaliação em cada uma das etapas deste processo seletivo será realizada por meio de uma Banca Multiprofissional.
Mais informações a respeito das pontuações de cada uma das Etapas estão detalhadas no Edital Completo.
Etapa | Período |
Inscrição online | 14/06/2022 a 30/06/2022 |
Etapa I - Avaliação do perfil profissiográfico | 01/07/2022 a 05/07/2022 |
Divulgação do resultado da Etapa I | 08/07/2022 |
Etapa II - Cursos de Formação Didático-Pedagógica | 09/07/2022 a 29/07/2022 |
Entrega dos certificados dos cursos realizados na Etapa II | 01/08/2022 a 03/08/2022 |
Divulgação do resultado da Etapa II | 04/08/2022 |
Etapa III - Oficina de Formação online (Fase I e II) | 08/08/2022 a 12/08/2022 |
Divulgação do resultado da Etapa III | 22/08/2022 |
Do pagamento quando da atuação na Rede:
- A hora de atuação do instrutor será remunerada de acordo com a Tabela (ANEXO I contida no Edital para Download), regulada pela Resolução nº 13/2021, que instituiu a Gratificação por Instrutoria (GI) no âmbito da VALEC.
- Os servidores convocados para ministrarem cursos de capacitação na VALEC serão remunerados de acordo com a Tabela (ANEXO I contida no Edital para Download), observadas as exigências da Lei nº 11.069 de 10 de maio de 2022, que regulamenta a Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC), nos termos da Lei nº 8.112/90.
- Deverá ser objeto de compensação de carga horária as atuações desempenhadas durante a jornada de trabalho. Caso o instrutor opte pelo não recebimento da remuneração da hora/aula, esta não será objeto de compensação.
- Não será devida remuneração ao empregado ou servidor que atuar em ações de capacitação interna, quando:
- a) se tratar de disseminação de conhecimentos adquiridos em curso pago pelo seu órgão; e
- b) se tratar de treinamento em serviço.