O Tramo Norte da EF-151 - Ferrovia Norte Sul compreende o trecho ferroviário de 720 km entre Açailândia/MA e Porto Nacional/TO. Em 20 de dezembro de 2007, foi assinado o Contrato Regulador Nº 033/07 de subconcessão entre a VALEC e a empresa Ferrovia Norte Sul S/A, que objetiva a transferência da operação do transporte ferroviário da Ferrovia Norte-Sul neste trecho, nos termos do Edital de Licitação nº 001/2006.
O Tramo Central da Ferrovia Norte Sul está situado entre Porto Nacional/TO e Anápolis/GO com extensão de 855 km. Este trecho da ferrovia que passa por 14 municípios de Tocantins e 19 de Goiás, encontra-se plenamente operacional e disponível para o transporte ferroviário comercial de cargas.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres, por meio das Resoluções Nº 4.363, de 23 de Julho de 2014 e Nº 4.596, de 11 de Fevereiro de 2015 autorizaram a abertura ao tráfego público ferroviário de cargas neste trecho e o IBAMA expediu a Licença de Operação Nº 1.240/2014 em 08 de Maio de 2014.
Os 682 km da Extensão Sul da Ferrovia Norte Sul ficam entre Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela d’Oeste/SP. Seu traçado passa por 16 municípios de Goiás, 3 de Minas Gerais e 3 de São Paulo.
A Ferrovia Norte Sul neste trecho possui 19 pátios de cruzamento. A via é projetada para suportar uma capacidade de 32,5 toneladas/eixo em bitola larga (1,60m) com trilhos perfil TR-57 e UIC 60, dormentes monobloco de concreto e fixação elástica.
Conexões da FNS com ferrovias existentes e ferrovias projetadas:

1- Conexão da FNS com a Estrada de Ferro Carajás, em Açailândia, para acesso ao Porto de Itaqui e conexão futura com o trecho Açailândia/MA a Barcarena/MA;
2- Conexão com a Rumo Malha Paulista em Estrela D’Oeste, possibilitando acesso ao Porto de Santos;
3- Conexão da FNS com o tramo norte (subconcedido à FNS S.A.) em Porto Nacional/TO;
4- Conexão futura com a FIOL até o Porto de Ilheus/BA;
5- Conexão futura com a FICO, em Campinorte/MT, sentido Porto Velho/RO;
6 – Conexão futura com a Transnordestina S/A, em Aguianópolis/TO;
