O Governo do Brasil, representado pelo Ministério da Infraestrutura, tem como uma de suas metas o substancial aumento da participação do modo ferroviário na matriz de transporte nacional com o objetivo de elevar sua participação de 15% para 29% nos próximos oito anos.
Esta determinação fundamenta-se no potencial deste modo de transporte de fomentar a competitividade internacional do país, o desenvolvimento local e regional, bem como de gerar empregos e renda com vantagens também no campo ambiental.
Por outro lado, a atual situação do setor demanda que o Estado some forças com a iniciativa privada, como agente indutor e, portanto, player fundamental dessa transformação.
Com o intuito de estimular a discussão e criar um ambiente propositivo, o Ministério da Infraestrutura (MInfra), a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) uniram esforços para promover o Simpósio Internacional Brasil Ferroviário – nova visão, novo futuro, debate que reunirá gestores públicos, agentes financeiros e especialistas do Brasil e do exterior em prol do transporte sobre trilhos.
- 1 - Jorge Kohon (consultor BID)
- 2 - Guilherme Bianco (assessor VALEC)
- 3 - Fábio Carvalho (MInfra)
- 4 - Jean Mafra (Gerente Projetos Ferroviários - ANTT)
-
Vídeo - Mark Fagan, Harvard Kennedy School
A íntegra do Simpósio está disponível no canal da VALEC no YouTube